OUÇA AS MELHORES MÚSICAS FRANCESAS DE TODOS OS TEMPOS

 

OUÇA AS MELHORES MÚSICAS FRANCESAS DE TODOS OS TEMPOS

OUÇA AS MELHORES MÚSICAS FRANCESAS DE TODOS OS TEMPOS

As músicas francesas refletem toda a beleza do idioma e trazem estilos para todos os gostos musicais, do pop e do R&B mais atuais até as gravações mais clássicas, como a inconfundível “La Vie en Rose”.

Se você ainda não explorou muito essas canções, essa é a hora de conhecê-las! Existem inúmeros hits que conquistaram o mundo e podem conquistar você também.

Além disso, utilizar músicas para aprender inglês, espanhol, italiano e, claro, o francês, é uma maneira divertida e dinâmica de estudar novos idiomas.

Para te guiar nesse mergulho na cultura musical francesa, eu separei 15 dicas de músicas para incluir aí na sua playlist. Vem comigo conferir!

PRIMEIRO MÊS GRÁTIS? É #SÓNADEEZER!

15 MELHORES MÚSICAS FRANCESAS PARA CONHECER: DAS ANTIGAS ÀS ATUAIS

Ultrapassando fronteiras, a música é capaz de transmitir nossas emoções nos mais variados idiomas e as canções francesas fazem isso muito bem.

Na minha lista, separei grandes sucessos inesquecíveis, que marcaram não apenas o cenário musical da região, mas também o mundial, além de hits mais recentes que conquistaram as paradas musicais. 

Pronto para conhecer as melhores músicas desse belíssimo idioma? Então vamos começar!

1. JE VEUX

Je veux de l’amour, de la joie, de la bonne humeur

Ce n’est pas votre argent qui f’ra mon bonheur

Moi, j’veux crever la main sur le cœur

Allons ensemble découvrir ma liberté

(Eu quero amor, alegria, bom humor / Não é o seu dinheiro que fará minha felicidade / Eu, eu quero morrer de forma íntegra / Vamos juntos descobrir a minha liberdade).

Esse trecho inspirador sobre liberdade e felicidade pertence a música “Je Veux”, composição da cantora ZAZ lançada em 2010.

Aliás, a cantora tem show marcado no Brasil para 14 de abril de 2023, no Espaço Unimed, em São Paulo. Você pode acompanhar a agenda e novidades da ZAZ pela minha plataforma.

2. ALORS ON DANSE

Lançada em 2010 com uma batida eletrônica, “Alors on Danse” é um hit do cantor Stromae, que pode ser traduzida para o português como “Então nós dançamos” – o nome já diz muito sobre a música, não é mesmo?

O hit animado é perfeito para embalar aquela festa com os amigos e fez tanto sucesso que ganhou até uma versão remix, produzida por Stromae em parceria com Kanye West. 

Guarda essa frase para lembrar naqueles dias em que a energia precisa ser recarregada:

“Alors on sort pour oublier tous les problèmes

Alors on danse”

(Então nós saímos para esquecer todos os problemas / Então nós dançamos).

3. NON, JE NE REGRETTE RIEN

Non, Je Ne Regrette Rien” – que significa “não, não me arrependo de nada” em português – está entre as mais conhecidas e melhores músicas francesas de todos os tempos.

O sucesso foi composto em 1956, mas ganhou destaque na voz de Édith Piaf, que gravou a canção alguns anos depois, em 1960. 

É claro que o hit chegou até o Brasil e conquistou não apenas o público, mas também grandes cantores, como Cássia Eller, que gravou a sua versão da canção para o Acústico MTV, em 2001. 

A canção, é claro, fala sobre viver sem arrependimentos:

“Balayés mes amours

Avec leurs trémolos

Balayés pour toujours

Je repars à zéro”

(Varridos os amores / E todos os seus tremores / Varridos para sempre / Recomeço do zero).

Se vamos falar sobre músicas francesas famosas, não podemos deixar “La Vie en Rose” fora dessa lista, mais uma composição inesquecível de Édith Piaf. 

A música se popularizou em 1946, com sua letra apaixonada entoada pela doce voz de Édith:

“Il me dit des mots d’amour

Des mots de tous les jours

Et ça me fait quelque chose”

(Ele me diz palavras de amor / Palavras de todos os dias / E isso me toca)

O sucesso tornou-se um clássico do cenário musical francês e ficou mundialmente conhecido, ganhando diversas regravações ao longo dos anos.

Provando que essa é uma música atemporal, a produção de Emily in Paris – série queridinha do momento – decidiu incluir o clássico em sua trilha sonora. 

5. DOMMAGE

Se você está em busca de uma música francesa atual, “Dommage” é a escolha perfeita para curtir uma mistura de pop e rap.

O hit, lançado em 2017, é uma composição do duo de rap Bigflo & Oli, composto pelos irmãos Florian Ordoñez (Bigflo) e Olivio Ordoñez (Oli).

Com quatro álbuns gravados, a dupla acumula sucessos e prêmios. “Dommage”, por exemplo, recebeu o troféu de Canção Original do Ano na premiação francesa Victoires de la Musique.

Muito mais do que uma canção de amor, a letra deste grande sucesso fala sobre sonhos perdidos, contando a história de diversos personagens e finalizando com a seguinte frase:

“Vaut mieux vivre avec des remords qu’avec des regrets”

(É melhor viver com remorso do que com arrependimentos). 

6. LA VALSE A MILLE TEMPS

Agora, se o que você deseja ouvir é uma música francesa romântica, daquelas para aquecer o coração ou se declarar para a pessoa amada, “La valse à mille temps” é a minha dica para você.

Esse é um clássico entre as músicas francesas de amor, gravado por Jacques Brel em 1959. A canção usa a valsa como metáfora para embalar uma declaração de amor, olha só que bela composição:

“Une valse à mille temps

Offre seule aux amants

Trois cent trente-trois fois le temps

De bâtir un roman”

(Uma valsa a mil tempos / Oferece, unicamente aos amantes / Trezentos e trinta e três vezes o tempo / De construir um romance)

7. MON PRÉCIEUX

Entre as canções mais atuais, “Mon Précieux” é um dos maiores sucessos das composições francesas. Lançada em 2016, a gravação é de autoria do rapper Soprano.

O título da música, que pode ser traduzido como “Minha Preciosa”, já revela que os trechos são recheados de declarações de amor. 

Essa frase, que faz parte da canção, é para anotar e enviar para o mozão depois:

“Je ne sais plus vivre sans toi à mes cotés”

(Não sei como viver sem você ao meu lado)

8. ÇA IRA

Lançada em 2013, “Ça Ira” é uma música francesa atual romântica, entoada pela doce voz da cantora Joyce Jonathan, responsável pela composição.

A canção é uma torcida para que um relacionamento dê certo, acompanhada de uma bela declaração de amor a alguém especial. Sente só essa emoção:

“Moi je me dis que c’est toi

Et je sais que tu y crois

Tu es celui qui rythme mes bonheurs”

(Eu digo a mim mesma que é você / E eu sei que você acredita / Você é que define minha felicidade).

9. SOUS LE CIEL DE PARIS

Mais um sucesso de Édith Piaf, “Sous le Ciel de Paris” é uma canção que fala sobre o amor embalado pela atmosfera da capital francesa:

“Sous le ciel de Paris

Jusqu’au soir vont chanter hum hum

L’hymne d’un peuple épris”

(Sob o céu de Paris / Vão cantar até de noite / O hino de um povo apaixonado).

Essa é uma das músicas francesas mais clássicas, lançada na voz de Édith em 1954. Originalmente, a canção foi escrita para um filme homônimo, que estreou nas telinhas alguns anos antes, em 1951. 

Com o passar dos anos, o sucesso ganhou diversas regravações, incluindo uma versão da cantora ZAZ, gravada em 2014.

10. LES CHAMPS-ELYSÉES

Em “Les Champs-Elysées”, o cantor Joe Dassin, grande nome da música francesa, traz um dos principais pontos turísticos de Paris para emoldurar uma história de dois desconhecidos se transformando em dois apaixonados, olha só:

“Hier soir deux inconnus

Et ce matin sur l’avenue

Deux amoureux tout étourdis

Par la longue nuit”

(Na noite passada, dois desconhecidos / E esta manhã na avenida / Dois amantes atordoados / Pela longa noite).

A canção foi gravada em 1969 e também ganhou novas versões na voz de outros artistas desde então, como a do duo norte-americano Pomplamoose, que você pode ouvir na minha plataforma.

OUÇA A VERSÃO DE POMPLAMOOSE 

11. NE ME QUITTE PAS

Ne me Quitte Pas” é outro grande sucesso gravado por Jacques Brel. Essa também entra para a lista de músicas francesas românticas.

Dessa vez, a letra traz um pedido para a pessoa amada não dar as costas ao amor – na tradução para o português, “ne me quitte pas” significa “não me deixes”. Olha só a promessa desse trechinho da música:

“Je ferai un domaine

Où l’amour sera roi

Où l’amour sera loi

Où tu seras reine”

(Eu farei um reino / Onde o amor será rei / Onde o amor será lei / E você será rainha).

Lançada em 1959, a canção foi eternizada também na voz de Édith Piaf e de grandes nomes da música brasileira, como a inesquecível Maysa e, mais recentemente, por Maria Gadú.

12. LA BOHÈME 

Canção de Charles Aznavour, “La Bohème” está entre os inúmeros clássicos das músicas francesas e conta a vida boêmia de um jovem rapaz: 

“Dans les cafés voisins

Nous étions quelques-uns

Qui attendions la gloire

Et bien que miséreux

Avec le ventre creux

Nous ne cessions d’y croire”

(Nos cafés vizinhos / Nós éramos aqueles / Que esperávamos a glória / E ainda que miseráveis / Com a barriga vazia / Não deixávamos de acreditar).

Lançada em 1965, a canção foi um dos maiores sucessos do cantor, que também vivenciou uma carreira no mundo do cinema.

13. CHOCOLAT

Falando de música atual francesa, “Chocolat” é um sucesso do cantor marroquino Lartiste em parceria com a cantora francesa Awa Imani.

A canção, lançada em 2018, tem um ritmo animado que mistura pop e R&B, trazendo uma letra que fala sobre uma intensa paixão, assim como o medo de se entregar para o novo amor:

“Une voix me dit non n’y va pas

D’un côte j ai peur d’me tromper sur lui

Mais d un autre je sais qu’il m’a conquis”

(Uma voz me diz para não ir / Por um lado, tenho medo de me enganar / Por outro lado, eu sei que ele me conquistou).

14. QUELQU’UN M’A DIT

Gravada em 2002, “Quelqu’un M’a Dit” é uma das principais músicas da cantora Carla Bruni. A canção faz parte do álbum homônimo que lançou a artista ao universo musical.

“Quelqu’un M’a Dit” fala sobre as desilusões de um coração partido:

“On dit que le destin se moque bien de nous

Qu’il ne nous donne rien et qu’il nous promet tout

Parait que le bonheur est à portée de main

Alors on tend la main et on se retrouve fou”

(Me disseram que o destino debocha de nós / Que não nos dá nada e que nos promete tudo / Dizem que a felicidade está ao alcance das nossas mãos / Então estendemos a mão e ficamos loucos).

15. TU T’EN VAS

Outro grande clássico das músicas francesas, “Tu T’en Vas” também é  uma canção de amor, que fala sobre a partida da pessoa amada:

“Tu t’en vas

Soudain pour moi tout s’assombrit

Le monde n’est qu’incohérence

J’ai peur de toi j’ai peur de moi

J’ai peur que vienne le silence”

(Você vai embora / De repente, para mim tudo escurece / O mundo é apenas incoerência / Tenho medo por você tenho medo por mim / Tenho medo que venha o silêncio).

A música foi gravada em 1975, por Alain Barrière em um dueto especial com a cantora Noelle Cordier.

OUÇA OS GRANDES CLÁSSICOS DA MÚSICA FRANCESA

A cultura francesa é muito rica e o cenário musical reflete isso, trazendo canções dos mais diversos estilos. 

Eu apresentei aqui algumas dicas que você pode encontrar na minha plataforma, mas também vou indicar três playlists para embalar os seus dias com os maiores sucessos das músicas francesas, anota aí:

ACOMPANHE OS ARTISTAS FRANCESES EM DESTAQUE NA ATUALIDADE COM A DEEZER

Deu para perceber toda a variedade cultural das músicas francesas, não é mesmo? Do rap às clássicas canções de amor, opção é o que não falta para explorar o idioma.

Todas as músicas que eu compartilhei com você neste post, estão disponíveis no meu app e você também pode descobrir outros cantores em destaque por lá. Vou deixar algumas dicas dos lançamentos em destaque:

Enviar um comentário

0 Comentários